Senpex encerra com 42 horas de conteúdos gerados 2k494d
01 de novembro de 2021 - Alunos Comunidade Cursos InstitucionalO Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) realizou, na última semana, o XII Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SENPEX), com um balanço de 42 horas de conteúdos gerados, em três dias, com média de 700 participantes por dia. O evento, que na edição deste ano foi on-line, teve como tema central “Ciência e Debates Contemporâneos” e contou com palestras e apresentações de trabalhos.
Docentes e acadêmicos do Unibave e de outras instituições submeteram seus trabalhos, totalizando 128 artigos científicos. Desses, 110 foram aprovados e apresentados no evento, os quais serão, em breve, publicados nos Anais do XII SENPEX e disponibilizados no portal de Periódicos do Unibave.
“Foram dias produtivos e repletos de trocas de novos conhecimentos e experiências nos âmbitos da educação, extensão, pesquisa e inovação. Profissionais de renome, das diversas áreas do conhecimento, apresentaram suas experiências, trabalhos e reflexões, contribuindo de forma relevante para a formação acadêmica e profissional”, comentou a coordenadora de Pesquisa do Unibave, Ana Paula Bazo. Ao final, os participantes avaliaram diversos aspectos do evento, e segundo Ana Paula, em sua maioria, as avaliações foram positivas.
O evento 5x73c
Na edição deste ano do Senpex, a Ciência foi o tema tratado na abertura do evento pela diretora do Instituto Butantan, Sandra Coccuzzo Sampaio Vessoni e pelo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen.
Sandra ainda destacou que a pandemia trouxe a interação dos cientistas com a comunidade não científica. “Devido à Covid, a gente conseguiu fazer o que há anos a gente não conseguia, que é trazer uma ciência de fato, para a casa das pessoas. Meus pais fazem perguntas, que jamais eles fariam”, relatou Sandra.
Segundo ela, a vida toda fez ciência e era uma coisa inatingível para as pessoas. “De repente são pessoas que estão discutindo com você. Foi um objetivo atingido. A gente aprendeu o modelo, a gente aprendeu a conversar com a comunidade não cientifica”, exaltou.
Segundo ela, o ensino da ciência saiu do abstrato e aproximou as pessoas das curiosidades das perguntas. “Porque agora elas entenderam. Quebrou barreiras importantes” disse.
Perdeu abertura? Assista no nosso canal do Youtube.
No segundo dia, foram realizadas sete palestras nas áreas da Educação, Saúde, Direito, Agroveterinária, istração, Ciências Contábeis, Engenharias e Tecnologias.
Já no terceiro dia, aconteceram as apresentações de artigos científicos.
O SENPEX 34731j
O SENPEX é realizado, anualmente, desde 2009 e vem aprimorando sua programação, o que contribui para a participação efetiva da comunidade acadêmica e aumento das apresentações e publicações de trabalhos científicos.