Professoras das redes pública e particular participam de roda de conversa no Unibave 5q45r
27 de março de 2025 - Comunidade CursosCom o objetivo de proporcionar a troca de experiências entre teoria, prática e aprendizagem, as acadêmicas da 5ª fase do curso de Pedagogia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) receberam professoras convidadas para uma roda de conversa sobre o ensino de Geografia. A atividade foi dividida em dois momentos: o primeiro, no dia 19, focado na Educação Infantil; e o segundo, no dia 26, voltado para os Anos Iniciais.
Os encontros aconteceram durante a disciplina de Metodologia do Ensino da Geografia e foram marcados por relatos de experiências sobre as práticas pedagógicas no ensino da disciplina. Na primeira roda, participaram as professoras Juliana Canever, do Centro de Educação Infantil (CEI) Genésio Mazon; Jeisiane, do CEI Mundo Encantado; e Patrícia Camilo, da Escola de Educação Básica Ranchinho, do município de Orleans.
A professora Joélia Sizenando, responsável pela disciplina, ressaltou que a Educação Infantil representa o início do processo de pertencimento. “É a partir daí que começa a relação entre educação e realidade social da criança. A Geografia é uma das áreas do conhecimento que contribuem para essa associação entre os dois meios”, comentou. Segundo ela, na Educação Infantil, a Geografia é abordada de forma lúdica, estimulando o desenvolvimento cognitivo da criança e permitindo que compreenda o espaço onde está inserida.
Anos Iniciais 6y3l2p
Já no dia 26, a atividade foi focada nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e contou com a participação das professoras Janaína Marcílio Corrêa, do CEI Algodão Doce e do Colégio Dehon; e Patrícia Rech Fernandes Uliano, também do Colégio Dehon, de Braço do Norte.
Durante a conversa, destacou-se a importância da busca constante por conhecimento por meio de cursos, especializações e autoestudo, além do comprometimento com o ensino-aprendizagem, mesmo diante dos desafios. Outro ponto central das discussões foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza a incorporação da Geografia desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
O documento destaca o pensamento espacial e o raciocínio geográfico como essenciais para alcançar os objetivos de aprendizagem. Para isso, o professor também precisa se apropriar de conteúdos procedimentais. “Na BNCC, temos a ideia da Geografia como um componente essencial para compreender a vida, o mundo e o cotidiano”, concluiu Joélia.