Grupo de Acolhimento ao Luto fez nova reunião nesta terça-feira 13q6u
27 de junho de 2024 - Comunidade CursosNesta terça-feira, dia 24, foi realizado o segundo encontro do ano do Grupo de Acolhimento ao Luto (GAL), de Orleans. A reunião foi no Hospital Santa Otília e reuniu 10 pessoas. Criado ainda em 2023, o GAL busca auxiliar pessoas que perderam seus entes queridos nos últimos dois anos, como é o caso da senhora Cléa Aparecida Martins Rodolfo, de 46 anos, que está lidando com a perda da comadre. “Era uma pessoa muito especial. Foi uma surpresa a morte dela. Quis ir ao hospital, mas não deu tempo”, relata.
Segundo Cléo, a participação no Gal foi uma forma de desabafo. “Para falar, chorar, tirar de dentro de mim este aperto dentro meu peito”, justifica, elogiando a acolhida dos profissionais. Comenta, ainda, que saiu do encontro aliviada.
Conforme a psicóloga do Santa Otília, Ana Paula Silva Volpato, o GAL é único grupo de apoio no Sul do Santa Catarina. Já a professora do curso de Psicologia do Unibave, Sara da Silva Böger, lembra que objetivo do grupo é buscar o compartilhamento do processo de luto para a saúde emocional. “É uma oportunidade valiosa para explorar e aprender a lidar com esse desafio com empatia e sabedoria”, comenta a professora.
Para participar, basta ter mais de 18 anos e fazer a inscrição pelo WhatsApp (48)99947-6412, ou no local do encontro. O projeto é uma parceria do curso de Psicologia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) com o Hospital e a ZAF – Assistência Familiar. O GAL busca organizar reuniões mensais, e o próximo encontro está marcado para o dia 23 de julho.