3r1f1y

Bolsistas do Uniedu desenvolvem projeto de preservação cultural no Museu ao Ar Livre 2ya2e Unibave

>

InicioInstitucionalNotícias › Bolsistas do Uniedu desenvolvem projeto de preservação cultural no Museu ao Ar Livre

Notícias 5j4v4v

Bolsistas do Uniedu desenvolvem projeto de preservação cultural no Museu ao Ar Livre 4s4x23

27 de junho de 2022 -
A- A+

Os acadêmicos do Curso de Educação Física do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), contemplados com o Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (UNIEDU), estão executando o projeto de extensão “Sou promotor da preservação do Patrimônio Cultural”. O projeto está sendo desenvolvido no Museu ao Ar Livre Princesa Isabel (Malpi), com o objetivo de oportunizar aos acadêmicos a inserção na cultura regional, habilitando-os a socializar o conhecimento e promover a preservação do patrimônio cultural.

Os participantes estão sendo capacitados em termos como o Patrimônio Cultural; Imigração e Colonização do Sul de Santa Catarina; História e funcionamento do Malpi; importância da preservação e visita guiada às unidades do Museu. Depois de capacitados, eles participaram do projeto, socializando o conhecimento e auxiliando o público visitante do Malpi com informações. Os bolsistas ainda participaram de atividades desenvolvidas no espaço do Museu como as visitas guiadas, Yoga Beneficente e vêm promovendo a divulgação do patrimônio cultural existente no espaço, por meio de publicações nas redes sociais.

Conforme a diretora do Malpi, que também coordena o projeto, Valdirene Böger Dorigon, promover a preservação do patrimônio cultural é dever de todos. “É responsabilidade do Estado criar normativas e, juntamente com a sociedade, promover a preservação dos bens culturais. Entretanto, a proteção também se dá a partir do conhecimento que as pessoas têm sobre o patrimônio cultural. Assim, cria-se um sentimento de pertencimento e, consequentemente, a vontade de querer divulgá-lo e protegê-lo”, destaca.

O projeto “Sou promotor da preservação do Patrimônio Cultural” foi aprovado junto ao UNIEDU no ano de 2021 para ser desenvolvido no ano de 2022. A execução do projeto ocorre com a participação de bolsistas do Unibave beneficiados pela bolsa de estudo do Art. 170.