3r1f1y

#15deJunho – No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa 3w4a31 Unibave trabalha a Conscientização | Unibave

>

InicioInstitucionalNotícias › #15deJunho – No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, Unibave trabalha a Conscientização

Notícias 5j4v4v

#15deJunho - No Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, Unibave trabalha a Conscientização 5e5u27

15 de junho de 2022 -
A- A+

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) iniciou, neste semestre, o projeto de extensão “Cuide bem do seu velhinho”. O objetivo é trabalhar ações de cidadania com a finalidade de melhorar a compreensão do processo de envelhecimento, suas consequências e seus cuidados específicos. Um material de sensibilização começou a ser distribuído, esta semana, em alusão ao dia 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

A orientação do projeto é do professor do Curso de Psicologia do Unibave, Rodrigo Moraes Kruel, que vê a demanda aumentando, já que também é psicólogo do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município de Lauro Müller. “Vivo essa realidade no meu dia a dia e o número de atendimento triplicou nos últimos anos”, afirma.

O projeto acontece em duas etapas. Na primeira, os bolsistas estão levantando informações sobre os idosos do seu município, junto ao CRAS ou CREAS. Já na segunda etapa, serão realizadas intervenções psicossociais com a população em geral, informando sobre os cuidados e os direitos de idosos. “Consideramos que ações de prevenção e de orientações são fundamentais para que os direitos dos idosos sejam mantidos e preservados em todas as esferas da nossa sociedade”, afirmou Kruel.

O projeto ocorrerá durante o primeiro e segundo semestre deste ano, com a participação dos acadêmicos, bolsistas do curso de Psicologia vinculados ao artigo 170, do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu), conforme a coordenadora de extensão, Vanessa Isabel Cataneo.

Sobre o dia 15 45p51

O dia 15 de junho marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa. O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial. Só no Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas, ou seja, 11% da população, segundo dados do Censo 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo as projeções, em 40 anos, o percentual de pessoas idosas deve triplicar no Brasil, chegando a 29,7%. Em 2050, haverá duas vezes mais idosos do que crianças na sociedade brasileira. Segundo o professor Kruel, para garantir o envelhecimento da população de forma saudável e com dignidade, é preciso trabalhar intensamente na prevenção da violência. “É necessária a identificação e o encaminhamento correto de casos de violência. Mas também temos que preparar as novas gerações com informações, materiais e recursos educacionais, de forma a assegurar um envelhecimento digno e saudável”, comentou o professor.