Dia Nacional: Biblioteca Universitária do Unibave é referência comunitária para Orleans e região 2f3h
09 de abril de 2025 - Alunos InstitucionalNesta terça-feira (09/04) é celebrado o Dia Nacional da Biblioteca, e o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), relembra o espirito comunitário existente na Biblioteca Universitária. O espaço é um ambiente de pesquisa, cultura e acolhimento, e se originou na década de 70, com a Biblioteca Comunitária em Orleans.
Conforme o livro Febave – História pensada e escrita há 40 anos, o Grêmio Cultural Machado de Assis era o responsável por manter a Biblioteca Comunitária em Orleans. Depois, na década de 1980, com o apoio da Prefeitura de Orleans e da Fundação Educacional Barriga Verde (Febave), foi construído um prédio com auditório, biblioteca e salas istrativas no Centro do município, como forma de continuar atendendo alunos e a comunidade.
Com a criação do Unibave, a biblioteca comunitária transformou-se em Biblioteca Universitária, consolidando-se como referência para acadêmicos e sociedade. Atualmente, o espaço possui um acervo de quase 34 mil livros físicos e mais de 12 mil e-books, com o gratuito e aberto à comunidade.
Em 2024, foram registradas mais 36mil consultas ao acervo, e 4,5mil empréstimos. Foram mais de 17mil pessoas que frequentaram o local que conta “cantinhos aconchegantes para leitura e espaços para grupos de estudos”, conforme afirma a bibliotecária da Instituição, Eliane Fernandes.
Já o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, ressalta que a Biblioteca é um espaço sagrado do conhecimento e do desenvolvimento e lembra que está aberta a todos os moradores de Orleans e dos municípios do entorno.
Eventos e equipe
Anualmente a Biblioteca Universitária ainda realiza o Dia do Livro, que celebra o incentivo à leitura, à literatura e à troca de experiências. A equipe do espaço é formada pela bibliotecária graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Eliane Fernandes, e que atua há 10 anos na Instituição; e pela assistente de biblioteca Maria Eliane da Silva, egressa do curso de Psicologia do Unibave, que trabalha na biblioteca há 15 anos; e recentemente foi integrada a equipe a auxiliar istrativo Rafaela Pizzone.