Alusivo a Luta Antimanicomial, acadêmicos do Unibave promovem Arraiá Inter-CAPS g686i
13 de junho de 2024 - ComunidadeCerca de 150 pacientes usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de toda a Região Carbonífera estiveram em Orleans, nesta quarta-feira (12/06), para uma festa junina muito especial. O primeiro Arraiá Inter-CAPS foi organizado pelos acadêmicos da 3ª fase do curso de Psicologia do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), alusivo à Luta Antimanicomial.
Participaram da festa os pacientes atendidos pelos Caps de Morro da Fumaça, Siderópolis, Cocal do Sul, Lauro Müller, os dois de Criciúma e de Orleans. Conforme a professora Maria Eduarda Pacheco, a atividade é um projeto de extensão interdisciplinar da área de saúde mental, como uma forma de falar da promoção do cuidado em liberdade dos pacientes. “É importante para o fortalecimento das políticas públicas e da consciência de que todas as pessoas precisam ter direito e o a tratamento e ao cuidado humanizado. A universidade é um lugar que precisa ser garantido para todas as pessoas e, independente de ter um diagnóstico ou não, elas precisam se sentir parte, elas precisam ser parte disso, assim como elas são”, comentou a professora.
A coordenadora do curso de Psicologia, Vandreça Vigarani Durigon, afirma que foi gratificante recebê-los para integração, que é um dos objetivos do projeto. “O projeto quer mostrar a importância do cuidado humanizado às pessoas que têm algum tipo de transtorno mental. Essas pessoas têm direito ao lazer, ao cuidado em liberdade, à socialização e integração com a comunidade, e precisam ter sua autonomia e sua existência respeitada por todos”, declarou.
Para Vandreça, a ação foi valiosa, pois colocou os acadêmicos na condição de pensar e realizar atividades que colaborem com a saúde e o bem-estar das pessoas em diferentes espaços. “A iniciativa cumpre a missão do curso e da Instituição em realizar atividades de integração com a comunidade”, afirmou a coordenadora.