3r1f1y

Primeiro Congresso Sul Catarinense de Urgência e Emergência é realizado no Unibave 5o2763 Unibave

>

InicioInstitucionalNotícias › Primeiro Congresso Sul Catarinense de Urgência e Emergência é realizado no Unibave

Notícias 5j4v4v

Primeiro Congresso Sul Catarinense de Urgência e Emergência é realizado no Unibave 543d58

03 de abril de 2023 -
A- A+

O primeiro Congresso Sul Catarinense de Urgência e Emergência foi realizado nas dependências do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), no último fim de semana (01 e 02/04), em Orleans. O evento teve participação de mais de 250 pessoas, e com palestras, rodas de conversa e simulações de acidentes. O objetivo do evento foi o de melhorar a integração das equipes e o seu desempenho técnico, e teve como tema central direcionado a promoção da integração dos serviços de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) brasileiros para a garantia da qualidade do atendimento de urgência e emergência.

O evento foi organizado em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Orleans e o Unibave, por meio do curso de Enfermagem, o contou com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, assim como, da Gerência de Educação em Urgências de Santa Catarina (GEREU/SC).

Segundo a coordenadora da unidade de e básico do SAMU e professora do Unibave, Karla Picler Kunha, a participação dos profissionais da área da saúde no evento foi fundamental. “A participação possibilita a formação e a integração de conhecimentos adquiridos e novas percepções sobre temas relevantes e inovadores na área do atendimento pré-hospitalar”, comentou.

Para o secretário de Saúde de Orleans, Murilo Debiasi Ferrareis, foi importante receber profissionais de toda a região sul do estado. “O evento fortalece o vínculo entre as entidades que fazem esse papel tão importante no momento de maior necessidade da população”, disse Murilo.

O coordenador do curso de Enfermagem do Unibave, Lucas Corrêa Preis, fez parte da Comissão Organizadora do evento, e disse que eventos desta natureza valorizam a prática profissional e promovem debates capazes de qualificar as políticas públicas de saúde. “As urgências e emergências são comuns no dia a dia da população e a garantia de um atendimento qualificado e seguro exige treinamento, preparo e a atualização das equipes”, reforça Lucas.

Participaram do congresso todas as instituições envolvidas no atendimento de urgência e emergência do sul do Estado de Santa Catarina. Os profissionais que atuam no Serviço Aeromédicos do Sul de Santa Catarina (Sarasul) estiveram no local em uma simulação de acidente de trânsito com múltiplas vítimas, sendo empregada a aeronave para o serviço aeromédico de resgate.